Agência Panafricana de Notícias

Governo e rebeldes sudaneses voltam à mesa de negociações diretas na Etiópia

Cartum, Sudão (PANA) - O Governo sudanês e o Movimento de Libertação do Povo Sudanês-Norte (SPLM-N) retomarão negociações diretas a 19 de janeiro de 2013 em Addis Abeba (capital etiope) para por termo à guerra nos Estados sudaneses de Sul Kordofan e do Nilo Azul, anunciou Al Sahafa (diário independente sudanês).

As duas partes em conflito retomaram estas negociações a pedido do Painel de Alto Nível da União Africana (UA), de acordo com Al Sahafa.

O comité de mediação retomou contactos intensivos com o Governo sudanês e com o SPLM-N que, segundo as fontes do diário, aceitaram a data proposta pelos medianeiros para reatarem o diálogo.

As duas partes, que nunca empreenderam negociações diretas, apesar dos apelos repetidos da UA e do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) neste sentido, decidiram em outubro passado em Addis Abeba fazer negociações indiretas que se revelaram contraproducentes.

Fontes declararam que o SPLM-N anunciou, no termo duma recente reunião organizada em Addis Abeba, a sua disposição a assinar um cessar-fogo em Sul Kordofan.

-0- PANA MO/SEG/ASA/SSB/MAR/DD 30dez2012