Agência Panafricana de Notícias

Governante rwandesa investida como deputada sub-regional da EAC

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - A nova ministra rwandesa dos Assuntos da Comunidade Económica dos Estados da África Oriental (EAC), Valentine Rugwabiza, prestou juramento na capital tanzaniana, Dar es Salaam, como membro ex-officio da Assembleia Legislativa da África Oriental (EALA), em conformidade com os procedimentos desta instituição.

A PANA soube quinta-feira junto do Secretariado da EAC que o juramento foi prestado diante da presidente da EALA, Margaret Nantongo Zziwa, a duas semanas de uma nova sessão desta Assembleia Legislativa a ter lugar também na capital tanzaniana.

Segundo os regulamentos da Assembleia, nemhum membro pode participar nas deliberações desta Câmara sem ter previamente prestado juramento de lealdade ao Tratado da EAC.

Rugwabiza foi nomeada ministra dos Assuntos da EAC do Rwanda a 24 de julho de 2014, na sequência duma remodelação ministerial efetuada pelo Presidente rwandês, Paul Kagamé.

Segundo o Secretariado, ela substitui Jacqueline Muhongayire, que foi igualmente membro eleita da EALA.

Rugwabiza, ex-diretora-geral da Agência para o Desenvolvimento do Rwanda, foi igualmente diretora-geral adjunta da Organização Mundial do Comércio (OMC) e ocupou antes o posto de representante do Rwanda junto das Nações Unidas em Genebra (Suíça).

-0- PANA AR/VAO/ASA/IS/IBA/FK/IZ 05set2014