Agência Panafricana de Notícias

Moçambique alberga Assembleias Anuais do BID

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – As Assembleias Anuais do Grupo do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) vão realizar-se de 7 a 11 de junho corrente em Maputo (Moçambique), anuncia um comunicado transmitido à PANA.

O presidente do BID, Ahmad Mohamed Ali, garantiu que os preparativos estão em efervescência para as assembleias que se realizam pela primeira vez na parte austral de África.

Estas assembleias serão marcadas pela 40ª reunião anual do Conselho dos Governadores e pelas reuniões anuais das sucursais do BID, tais como a Sociedade Islâmica para o Desenvolvimento do Setor Privado (ICD), o Fundo de Solidariedade Islâmica para o Desenvolvimento (ISFD), a Sociedade Internacional Islâmica de Financiamento do Comércio (ITFC) e a Sociedade Islâmica de Seguro dos Investimentos e Créditos para a Exportação (ICIEC).

A reunião anual do Conselho dos Governadores, a iniciar-se a 10 de junho corrente, refletirá sobre várias questões importantes e analisará o relatório sobre o quadro estratégico decenal do BID, aprovado em 2014 pelo Conselho dos Governadores, o 40º relatório anual e as contas anuais auditadas, bem como os programas e os fundos especializados.

A assinatura de vários acordos de financiamento está prevista na cerimónia de encerramento da reunião anual do Conselho dos Governadores.

Segundo o presidente do BID, estas Assembleias Anuais coincidirão com o 15º aniversário do ICD, cuja assembleia geral examinará a resolução de duplicar o capital autorizado de dois biliões de dólares americanos e o capital aberto de um bilião de dólares americanos por novas subscrições.

Durante as Assembleias Anuais serão realizados simpósios que permitirão debater problemáticas de desenvolvimento dos países-membros do BID tais como as lições tiradas da epidemia da doença do vírus de Ébola na África Ocidental e o papel dos grupos de coordenação e das instituições regionais de desenvolvimento para desenvolver o continente africano.

O papel do comércio no reforço da cooperação económica e da integração regional entre os países-membros do BID, a gestão dos conhecimentos nos bancos multilaterais de desenvolvimento, o papel da finança islâmica na promoção da prosperidade e do desenvolvimento inclusivo e o reforço do tecido industrial dos países-membros do BID serão igualmente abordados.

Por outro lado, o 10º Fórum Mundial sobre Finança Islâmica vai realizar-se sobre o tema
« Explorar Soluções Inovadoras para Microfinanças Acessíveis em África ».

Vários participantes são esperados nestas Assembleias Anuais, nomeadamente responsáveis moçambicanos, ministros da Economia e Finanças dos 56 países-membros do BID, representantes dos setores público e privado, de instituições regionais e internacionais de financiamento e bancos islâmicos.

Moçambique tornou-se membro do BID em novembro de 1995. A soma total dos projetos financiados em setores como a agricultura, a saúde, a educação, a energia e as estradas pelo BID neste país atinge aproximadamente 208 biliões de dólares americanos.

-0- PANA BAL/JSG/FK/TON 05junho2015