Agência Panafricana de Notícias

PAM reduz ajuda humanitária para refugiados congoleses no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) - O Programa Alimentar Mundial (PAM) anunciou uma redução em 25 porcento da sua ajuda humanitária destinada aos refugiados congoleses no Rwanda, na sequência de uma rutura de stock, soube a PANA esta sexta-feira junto do escritório do representante desta agência onusina na capital rwandesa, Kigali.

Num comunicado, o PAM afirma entretanto que, apesar desta redução da sua ajuda, continuará a distribuir outros tipos de alimentos às famílias necessitadas exceto o feijão e o milho, que baixarão respetivamente de 3,6 para 2,7 quilogramas e de 12 para nove quilogramas.

Este anúncio acontece alguns dias apenas depois de o representante residente do PAM em Kigali, Abdoulaye Baldé, advertir da propagação da fome nos quatro campos que albergam os refugiados congoleses no Rwanda cujo número continua a aumentar.

Na nota enviada às autoridades rwandesas e a que a PANA teve acesso, Baldé descreveu uma situação alarmante de fome nos campos de Kiziba (oeste), Gihembe (norte), Nyabiheke (nordeste) e Kigeme (sul).

O PAM afirma estar a precisar de quatro milhões de dólares americanos para alargar as suas operações de distribuição e de ajuda aos refugiados congoleses no Rwanda.

Segundo a agência onusina, esta soma servirá, nomeadamente, para a aquisição de três mil toneladas de produtos alimentares com uma quantidade suficiente de calorias como a farinha de milho, o feijão e o óleo.

-0- PANA TWA/TBM/FK/IZ 07set2012