Agência Panafricana de Notícias

BAD aprova $ 26 milhões para projeto de acesso à água nas Seicheles

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou a concessão dum empréstimo e duma subvenção de 25 milhões e 900 mil dólares americanos para financiar um projeto de acesso à água em Mahe, nas Seicheles.

O Projeto para Aumento Duradouro da Água de Mahe (MSWAP) aprovado pelo Conselho de Administração do BAD a 1 de abril de 2015, em Abidjan (na Côte d´Ivoire), visa promover o desenvolvimento económico do país melhorando a capacidade de abastecimento de água e a resiliência à mudança climática.

Num comunicado, o BAD declarou que o projeto visa a realização do Plano de Desenvolvimento da Água (SWDP) de 2008-2030 das Seicheles apoiado pela Facilidade Africana da Água (FAE) que é gerida pelo BAD.

Atualmente, as Seicheles apenas podem atender em cerca de 60 porcento as suas necessidades de água potável devido à sua capacidade limitada de armazenagem, ao aumento da procura para construção de casas e às perdas de água na rede de distribuição.

O financiamento do projeto compreende 20 milhões e 600 mil dólares americanos sob forma de empréstimo do BAD e subvenção de um milhão e 400 mil dólares do Fundo de Assitência Técnica para os países com rendimentos intermédios.

O Governo das Seicheles vai fornecer o valor restante.

-0- PANA AR/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 06abril2015