Agência Panafricana de Notícias

União Africana prepara medidas firmes sobre situação no Sudão do Sul

Malabo, Guiné Equatorial (PANA) - A situação prevalecente no Sudão do Sul obriga a comunidade internacional, em particular a União Africana (UA), a adotar "medidas urgentes e firmes" para que as partes assumam os seus compromissos, defendeu um alto diplomata da UA em Malabo.

O diplomata, que participou nos trabalhos preparatórios à 23ª sessão ordinária da Assembleia da UA, que abre esta quinta-feira, na capital equato-guineense, considerou de "indescritível" o que se passa atualmente no Sudão do Sul.

"Após dois acordos de paz, nenhum deles está a ser respeitado, e o que se passa no terreno é indescritível do ponto de vista da violência e do abandono das populações, sem meios para sobreviver", sublinhou.

Segundo ele, são por isso necessárias medidas que obriguem as partes beligerantes a assumirem os seus compromissos, sob o risco de "sofrerem as consequências".

Isto porque, argumentou, "África não pode assistir impávida e serena à verdadeira tragédia que se regista, num país que foi fruto de um grande esforço da comunidade internacional, há não pouco mais de dois anos de independência".

-0- PANA IZ 26junho2014