Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia e Sudão criam empresa de hidrocarbonetos para navios

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Os Governos da Mauritânia e do Sudão decidiram criar uma empresa comum encarregada do abastecimento de hidrocarbonetos dos navios em alto mar, soube a PANA de fontes oficiais.

O protocolo para o nascimento da nova empresa foi assinado sábado entre o diretor dos Hidrocarbonetos do Ministério mauritano dos Petróleos e Energia, Cheikh Ould Abdallahi, e pelo diretor-geral da empresa nacional Chinguitt Investissements Alghabidah, Moulaye Zeine Ould Ahmed Chérif, em representação do setor privado mauritano, e pelo presidente da empresa sudanesa Pipe Lines Alghabidah, Nasr Eddine Mohamed.

Cheikh Ould Abdallahi, citado domingo pela Agência Mauritana de Notícias (AMI), disse que a empresa visa suprir o vazio e « terá repercussões positivas na economia mauritana », pondo termo à obrigação para os navios cujo destino à Mauritânia de « recorrer aos portos estrangeiros devido à fraqueza e à insuficiência da capacidade dos portos nacionais ».

A Mauritânia dispõe de dois portos autónomos em Nouakchott e em Nouadhibou. A nova empresa permitirá a criação de 150 empregos a partir do seu primeiro ano de constituição.

-0- PANA SAS/TBM/MAR/TON 24jan2011