Agência Panafricana de Notícias

Japão concede $ 15 milhões para água potável ao Burkina

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- O Japão concedeu, sexta-feira, cerca de sete bilhões de francos CFA (cerca de 15 milhões de dólares americanos) ao Burkina Faso para o abastecimento da água potável nas regiões do planalto central e do centro-sul, constatou a PANA no local.
Esta doação japonesa permitirá realizar no total 300 perfurações equipadas de bombas de motricidade humana a favor de cerca de 90 mil pessoas.
"O Burkina Faso saúda este gesto proveitoso, destinado a duas zonas particularmente atingidas pelo ciclo anual da seca e por graves penúrias de água", congratulou-se o ministro burkinabé dos Negócios Estrangeiros, Alain Yoda, que recordou que o seu país consagra até 13 por cento do seu orçamento ao sector rural.
Por sua vez, o encarregado de negócios da Embaixada do Japão, Yukuo Murata, indicou que a abertura, a 1 de Janeiro de 2009, de uma embaixada japonesa no Burkina, marca o início de uma nova era na cooperação entre os dois países.
O apoio nipónico ao Burkina Faso manifesta-se sobretudo nas áreas da educação, da agricultura, da saúde e do ambiente.
Anualmente, dezenas de voluntários deste país asiático vêm ao Burkina Faso para apoiar as populações em diversas áreas, de acordo com o diplomata japonês.