Agência Panafricana de Notícias

Governo maliano lamenta morte de soldado senegalês da Missão da ONU no Mali

Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano diz-se consternado com a morte terça-feira última dum soldado do contingente senegalês da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) num ataque armado contra um campo das forças onusinas baseadas em Kidal, no extremo norte maliano.

Num comunicado cuja cópia foi transmitida à PANA, o Governo maliano lembra que este ataque ocorreu no dia da cerimónia fúnebre de nove soldados nigerinos da MINUSMA na presença do chefe das Operações desta missão onusina, Hervé Ladsous.

Esta morte representa um ato de provocação perpetrado por terroristas visando semear o medo e a desordem no seio das forças da MINUSMA, sublinha o comunicado.

O Governo maliano condena com firmeza estes ataques criminosos e bárbaros cujo recrudescimento, nas últimas semanas, está com certeza ligado à evolução das negociações em Argel (Argélia) que deverão culminar num acordo de paz definitivo e global, lê-se na nota.

O Governo do Mali apresenta as suas sentidas condolências à família do soldado desaparecido, ao Governo e ao povo senegaleses bem como à MINUSMA , e formula votos de pronta cura aos soldados feridos.

O Governo da República do Mali reitera o seu profundo reconhecimento à comunidade internacional, singularmente à MINUSMA, pelo apoio infalível à estabilização do seu país e reafirma o seu firme compromisso de fazer o seu possível para que estes atos criminosos não continuem impunes.

- 0- PANA GT/BEH/IBA/FK/DD 10out2014