Agência Panafricana de Notícias

Mali dota-se de unidade de pesquisa e formação em saúde materna e infantil

Bamako, Mali (PANA) – O Mali dotou-se duma Unidade de Pesquisa e Formação sobre a Saúde da Mãe e da Criança (URFOSAME), soube a PANA junto do Ministério maliano da Saúde.

A URFOSAME trabalhará para melhorar a saúde materna e infantil, formar o pessoal sócio-sanitário nas técnicas de melhoria da qualidade de cuidados obstétricos e na auditoria dos falecimentos maternos, indica a mesma fonte.

Ela deve, igualmente, acompanhar os indicadores de saúde materna e pré-natal no seio duma rede de maternidades sentinelas e avaliar as práticas profissionais através das sessões de partilha, acrescenta-se.

Instalada no Centro de Saúde de Referência (CSREF) da comuna V do distrito de Bamako, a URFOSAME será administrada por uma jovem equipa associada ao Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (JEAI).

A Unidade de Pesquisa custou cerca de 40 milhões de francos CFA (mais de 80 milhões de dólares americanos) e cobrirá, durante três anos, 22 estruturas de saúde do país, com o o fito de reduzir a mortalidade materna para 30 porcento. A taxa de mortalidade materna no Mali é de 464 mortos para 100 mil nascimentos vivos, indica-se.

A URFOSAME foi realizada graças à assistência do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), um organismo público francês.

-0- PANA GT/JSG/FK/DD 18jan2011