Agência Panafricana de Notícias

Jogos africanos 2023 à beira de adiamento para 2024

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Há sensivelmente um mês do fim do ano, a realização dos jogos africanos estão a levantar interrogações, devido a falta de consenso entre a União Africana (UA) e várias associações desportivas africanas, obrigando muitas federações e confederações a organizarem campeonatos qualificativos para Jogos Olímpicos de Paris (França) 2024, soube a PANA de fonte oficial.

João Costa Alegre, uma figura influente do desporto africano e do Movimento Olímpico, conta que as negociações para a realização dos jogos africanos andam a passo de caracol, devido a um diferendo entre a União Africana (UA) e a ACNOA (Associação Nacional dos Comités Olímpicos de Africa.

A UA, que quer assumir o protagonismo dos jogos africanos, não consegue organizá-los, se não tiver o apoio da ACNOA. Quem organiza tecnicamente os jogos são as confederações. segundo João Costa Alegre.

Perante este impasse, as federações e as confederações decidiram que a saída será organizar esses campeonatos para as qualificações, asseverou o são-tomense que, em 2019, foi comissário da ACNOA, responsável pela realização dos jogos africanos de Marrocos, que, pela primeira vez, foram qualificativos para os jogos olímpicos Tóquio (Japão) 2020.

A seu ver, o desentendimento terá consequências negativas para o desporto do continente.

Quem organiza os eventos desportivos são as organizações desportivas, e quem assume o protagonismo não pode ser organizações políticas, martelou Costa Alegre.

Os Jogos africanos são uma propriedade da UA mas, com a saída de associações desportivas africanas e do Movimento Olímpico, o evento desportivo deixará de ter relevância internacional.

Grande parte das federações internacionais e as confederações vão retirar a sua qualificação nos jogos africanos, alertou, frisando que isto quer dizer que os jogos africanos vão ser um mero festival desportivo e que não vai interessar a ninguém.

O impasse levou João Costa Alegre, na qualidade de presidente da Confederação Africana de Canoagem, a desenvolver contactos para a realização do campeonato africano de canoagem, que será qualificativo para as olimpíadas de Paris em 2024.

Anunciou que o referido campeonato terá lugar em outubro de 2023 no Egito.

-0- PANA RMG/DD 21nov2022