Agência Panafricana de Notícias

Conferência recomenda criação de fundo africano para clima

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A terceira Conferência sobre o Clima e Desenvolvimento em África (CCDA-III) defendeu a criação de um fundo africano para o Programa sobre o Clima e Desenvolvimento em África (ClimDev-África), soube a PANA quarta-feira na capital etíope, Addis Abeba.

Sob o lema "África em Crescimento : Oportunidades de Mudanças Climáticas para um Desenvolvimento Transformativo", o encontro de três dias congregou peritos, responsáveis de Organizações não Governamentais, ministros e alguns ex-Presidentes dos quais o tswanês Festus Mogae.

O ClimDev-África foi criado conjuntamente pela Comissão da União Africana (UA), pela Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

Este programa visa responder à necessidade de melhorar os dados e as informações climáticas relativas a África bem como reforçar a utilização destas informações durante a tomada de decisões a favor da capacidade analítica e da aquisição e partilha de conhecimentos.

A CCDA-III, cujos trabalhos terminaram quarta-feira, insistiram na urgência de integrar as mudanças climáticas na planificação, na programação e na execução de políticas nacionais.

Para os seus organizadores, as mudanças climáticas constituem, ao mesmo tempo, uma ameaça e uma oportunidade.

-0- PANA IT/TBM/FK/IZ 24out2013