Agência Panafricana de Notícias

Missão da ONU no Sudão do Sul evacua seu pessoal não essencial para Uganda

Cartum, Sudão (PANA) – A Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) anunciou domingo que ela começou a evacuar o seu pessoal não essencial de Juba, capital do Sudão do Sul, para Entebbe, no Uganda.

Num comunicado, a missão da ONU explica que esta decisão foi tomada por medida de precaução a fim de reduzir a pressão sobre os seus recursos limitados.

« A ONU continua, no entanto, a oferecer a sua ajuda e abrigo a mais de 20 mil civis mobilizados nas suas instalações em Juba », acrescenta o comunicado.

Por outro lado, segundo a nota, a ONU vai reforçar a sua presença militar em Bor e em Pariang com vista a proteger os civis.

« Não abandonamos o Sudão do Sul. Estamos aqui para ficar e vamos continuar o nosso trabalho com e para a população do Sudão do Sul”, declarou o representante especial do Secretário-Geral da ONU para o Sudão do Sul, Hilde F.Johnson.

Ele acrescentou que « não seremos intimidados por seja quem for que quiser ameaçar-nos, atacar-nos e incomodar-nos”.

A UNMISS diz continuar os seus esforços, juntamente com os seus parceiros internacionais e regionais e líderes do Sudão do Sul, com vista a encontrar uma solução pacífica para a crise atual.

« O pessoal da ONU que foi relocalizado regressará a Juba, depois de a situação de segurança se estabilizar », indica o comunicado.

-0- PANA MO/VAO/NA/TBM/IBA/FK/IZ 22dez2013