Paris, França (PANA) - A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, preside esta quinta-feira a um encontro sobre o futuro do cinema africano, numa iniciativa conjunta com o Governo japonês, à margem da sétima Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD VII), aberta quarta-feira.
A UNESCO considera que a sua assistência à indústria cinematográfica africana se inscreve na sua ação para promover as indústrias culturais e a diversidade cultural, a fim de fortalecer a coesão social e o desenvolvimento humano.
A TICAD VII, que reúne chefes de Estado e altos funcionários de 53 países africanos, representantes de organizações regionais e agências das Nações Unidas, do setor privado e da sociedade civil, tem como lema "Fazer avançar o Desenvolvimento de África através dos Recursos Humanos, Tecnologia e Inovação" e decorre, na cidade japonesa de Yokohama, de 28 a 30 de agosto corrente.
O encontro vai centrar-se em três objetivos principais, incluindo a transformação económica e melhoria do ambiente empresarial e institucional através do investimento privado e da inovação.
Os outros objetivos são a promoção de sociedades resilientes e sustentáveis em prol da segurança humana e a paz e estabilidade, com o apoio aos esforços pró-ativos de África.
-0- PANA BM/BEH/CJB/IZ 28ago2019