Agência Panafricana de Notícias

Populações do Botswana chamadas a desenvolver cultura de conservação da água

Gaberone, Botswana (PANA) – As penúrias de água em curso no norte do Botswana obrigaram o Governo a sensibilizar os cidadãos à necessidade de conservar a água.

O diretor das Infraestruturas da Empresa Nacional das Águas do Botswana, Gaselemogwe Senai, pediu esta terça-feira à população para utilizar a água com parcimónia.

Para este último, a capital, Gaberone, e os seus arredores, dependentes da região norte para o seu abastecimento em água, foram afetados pela « deterioração das infraestruturas hidráulicas ».

« A dependência desta localidade para o fornecimento de água prejudicou as infraestruturas. Devemos aprender a conservar a água ; a utilizar a água de forma inteligente », afirmou.

Segundo Senai, fazendeiros quebram condutas de água e desviam a água para o seu gado, o que afeta as capacidades da empresa de fornecer água a várias localidades.

Ainda sobre a mesma questão, o secretário permanente adjunto do Ministério das Minas, Energia e Recursos Hidráulicos, Thatayaone Dedede, reconheceu que a ausência duma cultura de conservação da água no país constitui um problema maior.

-0- PANA DRW/SEG/NFB/JSG/FK/IZ 05maio2015