Bujumbura, Burundi (PANA) - Willy Nyamitwe, antigo chefe da imprensa presidencial, foi eleito quinta-feira para dirigir o Conselho Nacional de Comunicação (CNC) do Burundi, em substituição de Nestor Bankumukunzi, recentemente nomeado embaixador extraordinário e plenipotenciário, em Marrocos, soube-se junto de fonte oficial.
O novo chefe do CNC também foi durante muito tempo porta-voz oficial do antigo chefe de Estado burundês, Pierre Nkuzunziza.
Em 2016, Nyamitwe escapou miraculosamente a uma tentativa de assassinato, quando indivíduos armados atacaram o seu veículo num contexto marcado por um movimento insurrecional contra o terceiro mandato presidencial, considerado "demasiado" nos círculos da oposição.
O novo chefe do CNC comprometeu-se a reforçar a liberdade de imprensa, "no estrito respeito das leis da profissão e as da República", sobretudo no quanto à segurança do país.
Chanel Nsabimbona, um antigo diretor-geral da Rádiotelevisão do Burundi (RTNB), foi eleito por seu turno novo secretário executivo do CNC.
-0- PANA FB/IS/SOC/DIM/IZ 03dez2021