Trabalhadores protestam contra dispersão de sua marcha pela polícia no sul da Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - Uma greve geral dos trabalhadores de Tataouine (sul) realiza-se nesta segunda-feira para denunciar a intervenção da Polícia para dispersar uma marcha destes trabalhadores, anunciou domingo a União Regional do Trabalho de Tataouine.
(sul), um sindicato decretou, domingo à noite, de forma urgente,
Segundo os responsáveis do sindicato, filiado à União Geral Tunisina do Trabalho (UGTT),
que falavam à imprensa, os trabalhadores estão prontos para realizar outras formas de luta ainda mais rigorosas, se as autoridades não libertarem os membros da organização sindical detidos durante a dispersão da marcha.
O secretário-geral da UGTT, Noureddine Tabboubi, numa declaração à imprensa, diz-se surpreendido pela intervenção da Polícia, reafirmando no entanto o seu "desejo de um diálogo apaziguado e responsável" para encontrar soluções e a esperança para jovens desempregados.
Afirmou recusar "soluções de segurança para questões sociais."
Por sua vez, o Ministério do Interior afirmou que a situação desta marcha se tinha deteriorado, atingindo níveis duma operação que visava agredir as forças de segurança encarregues de manter a ordem na cidade.
Houve feridos entre agentes policiais, alguns dos quais transferidos para um hospital para tratamentos, denunciou o Ministério.
"Os manifestantes tentaram atacar o complexo de segurança regional, lançando coktail molotov, o que representa uma ameaça caracterizada à segurança dos auxiliares da lei e das instalações da Polícia, levando unidades de segurança a tomarem medidas necessárias para protegerem estas estruturas ao utilizarem meios autorizados pela lei em tais situações”, acrescentou.
Consequentemente, o Ministério indicou que 10 pessoas foram detidas, entre as que tentavam atacar as administrações de segurança.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 22junho2020