Senegal acolhe 4.ª edição de Jogos Olímpicos da Juventude de 2022
Dakar, Senegal (PANA) – A quarta edição dos Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) realizar-se-á de 22 de outubro a 9 de novembro de 2022 em Dakar, soube a PANA de fonte desportiva no local.
As datas desta primeira manifestação olímpica, a ser organizada no continente africano, foram aprovadas quarta-feira última em Lausana, na Suíça, pela comissão executiva do Comité Internacional Olímpico (CIO) após uma vasta concertação com comités nacionais olímpicos, federações desportivas internacionais e a comissão dos atletas do CIO, tendo em conta o calendário escolar dos futuros participantes.
A comissão executiva do CIO também aceitou o pedido do comité de organização dos JOJ de acrescentar o basquetebol de cinco jogadores e o Wushu ao programa das competições.
Wushu é o conjunto de artes marciais e de ginásticas tradicionais de origem chinesa, como Kung-fu, Qi gong, Tai-chi-chuan, entre outros, que se podem praticar à mão livre ou à mão armada.
Estas duas disciplinas em plena expansão em África vêm assim aumentar a oferta com o breakdance, o skate, o alpinismo e o surfe, já aceites, no programa dos JO de Tóquio (Japão) de 2020 e de Paris (França) de 2024.
Todas estas disciplinas, ou seja um total de 35, serão disputadas em Dakar, de acordo com a fonte.
O presidente do Comité Nacional Olímpico e Desportivo Senegalês (CNOSS), Mamadou Diagna Ndiaye, congratulou-se com a escolha do seu país para acolher os Jogos Olímpicos de 2022.
Segundo Mamadou Diagna Ndiaye, os JOJ Dakar de 2022 compreendem assim o mais importante programa desportivo da história das olimpíadas.
"O nosso objetivo é fazer participar um maior número possível de disciplinas no evento, o que permite alargar o mapa das práticas do desporto no nosso país e em África”, regozijou-se.
-0- PANA BKN/BEH/FK/DD 9jan2020