Quartos-de-final Senegal-Angola esperados com muita expetativa
Dakar, Senegal (PANA) - Os quartos-de-final do Afrobasket masculino "Rwanda 2021" entre o Senegal e Angola, nesta quarta-feira às 13 horas TMG na Arena de Kigali, tal como os quartos-de-final entre Angola e o Egito, foi a partida de basquetebol africano que esteve em cartaz durante muito tempo.
Trata-se, para os dois pesos pesados, de disputarem as meias-finais desta competição continental.
O Senegal, pentacampeão africano (como o Egito), defrontará Angola, recordista nesta prova, com 11 títulos, incluindo seis consecutivos, de 1999 a 2009.
Mas, neste Afrobasket "Rwanda 2021", Angola não parece estar na sua melhor forma.
Derrotada nos jogos do grupo por Cabo Verde e Rwanda, ela só se qualificou para a segunda fase na segunda volta contra a República Democrática do Congo.
No entanto, desde então, os "Palancas Negras" (seleção nacional angolana de basquetebol) parecem melhorar a cada jogo, estando mais motivados que durante a precedente edição onde foram eliminados nos quartos-de-final pelo Senegal.
O Senegal, que evidentemente deu uma forte impressão até então, quererá confirmar a sua grande forma do momento.
Os outros quartos-de-final do dia oporão a Côte d’Ivoire à Guiné Conakry às 16 horas TMG, ainda no salão de basquetebol da Arena de Kigali.
A priori, o cartaz anuncia-se desequilibrado a favor dos "Elefantes" (Côte d'Ivoire) que claramente dominaram o seu Grupo C com o seu mestre e artilheiro Nisre Mimi Zouzoua.
Mas, ao vencer o Egito e eliminar o Rwanda nos seus próprios terrenos, o Sily National do Senegal comprovou que tinha os recursos necessários.
Para os seus primeiros quartos-de-final do Afrobasket, desde a primeira edição em 1962, no Cairo, no Egito, a Guiné Conakry pretende dar-se meios para perturbar a hierarquia.
-0- PANA BKN/JSG/DIM/DD 1setembro2021