Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, não assistirá sábado à coroação do rei Carlos III, uma vez que vai estar presente numa cimeira em Bujumbura, no Burundi.
A coroação acontecerá na Abadia de Westminster, em Londres.
O porta-voz presidencial sul-africano, Vincent Magwenya, disse que o Presidente foi convidado, mas enviou o ministro Naledi Pandor ao seu lugar.
O Magwenya indicou que o Presidente estava a participar do 11º segmento de alto nível do mecanismo de supervisão regional da estrutura de Paz, Segurança e Cooperação (PSC) para a República Democrática do Congo (RDC) e a região dos Grandes Lagos.
O principal mandato da estrutura do PSC é acabar com os ciclos recorrentes de conflitos devastadores no leste da RDC, que afetam a estabilidade e o desenvolvimento da região. A estrutura também visa abordar as causas profundas do conflito no leste da RDC e na região dos Grandes Lagos, disse Magwenya.
A estrutura do PSC, também conhecida como Acordo de Adis Abeba, foi assinada em 24 de fevereiro de 2013 como parte de um acordo negociado entre a União Africana e as Nações Unidas com o objetivo de estabilizar a RDC. Os signatários são Angola, Burundi, República Centro-Africana, Congo, Rwanda, a África do Sul, Sudão do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia.
-0- PANA CU/MA/BAI/JSG/SOC/MAR 5 maio 2023