Orange e GIZ desenvolvem competências digitais de jovens em África
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A operadora de telecomunicações Orange e a GIZ (cooperação alemã) assinaram um acordo de parceria para desenvolver as competências digitais de 20 mil jovens em 14 países da região África e Médio Oriente, anuncia um comunicado transmitido terça-feira à PANA, em Abidjan.
As duas partes associam-se e agrupam as suas competências e recursos, com uma contribuição financeira de 20 milhões de euros para Orange e até 10 milhões de euros para a GIZ.
O objetivo desta parceria entre Orange e a GIZ é fazer do digital uma chance para todos. Vão colaborar para formar os jovens nas competências digitais, melhorar a sua empregabilidade e contribuir assim para reduzir o desemprego.
A Orange e a Giz vão estabelecer hubs digitais em África e no Médio Oriente designdos Orange Digital Centres (ODC).
O conceito ODC já lançado, na Tunísia e no Senegal, será brevemente desdobrado em Marrocos, na Jordânia, nos Camarões, na Etiópia, no Mali, em Madagáscar, na Serra Leoa, na Côte d'Ivoire, no Egito, no Burkina Faso, na Guiné-Conakry e na Libéria.
Cada ODC compreende uma escola de código, um Fablab Solidário, um acelerador de start-up "Orange Fab" e Orange Digital Ventures Africa, o fundo de investimento do Grupo Orange.
Os Centros propõem gratuitamente aos jovens uma formação digital, aceleram a criação de start-up e acompanham os portadores de projetos.
No quadro do projeto, a GIZ age enquanto parceira de aplicação do Ministério Federal Alemão da Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ) que instaurou o programa para favorecer o engajamento no setor privado.
O acordo foi assinado pelo diretor-geral da Orange África e Médio Oriente, Alioune Ndiaye, e pelo responsável do programa de parcerias para o desenvolvimento com o setor privado na Giz (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), Kathinka Kurz.
-0- PANA BAL/BEH/MAR/IZ 18dez2019