Nigéria com 14,3 milhões de toxicómanos
Abuja, Nigéria (PANA) – O ministro nigeriano da Saúde, Osagie Ehanire, revelou que 14 milhões e 300 pessoas, no seu país, são dependentes de diferentes formas de droga, segundo estimativas.
De acordo com Ehanire, a idade destes toxicómanos situa-se entre 15 e 64 anos, e estes últimos utilizam drogas como o canábis, as anfetaminas, as opiáceas e a cocaína.
O ministro acionou o alarme em face do número crescente de toxicómanos, na Nigéria, e apelou aos administradores das escolas e aos pais para ser proativos para conter este perigo.
Falando quinta-feira por ocasião da cimeira nacional de dois dias sobre a ameaça que a droga representa nos jovens, o ministro, representado pelo diretor do Hospital Neuropsiquiátrico Federal de Kaduna, Abdulkareem Jika Yusuf, disse que os pais, em particular as mães e as autoridades escolares, têm um papel fundamental a desempenhar para resolver este problema.
Segundo o ministro, os pais devem consagrar tempo e aproveitar as oportunidades para formar as crianças que têm sob sua guarda, para que se tornem nos jovens e adultos que desejariam que fossem.
"Claramente, o Governo fez muito para jugular esta ameaça que é a toxicomania na nossa sociedade, mas enquanto a sociedade paga preço alto pelas consequência, é ainda pior para a família, tendo em conta a estigmatização e o impacto económico negativo inerentes ao uso e a dependência à droga”, constatou.
-0- PANA MON/MA/NFB/TBM/MAR/IZ 13dez2019