Libreville, Gabão (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou quarta-feira um desembolso de 74 biliões de francos CFA (123,5 milhões de dólares americanos), para a implementação do Plano de Recuperação Económica (PRE) do Gabão, soube-se de fonte oficial, em Libreville.
o Conselho de Administração do FMI concluiu, segunda-feira, a quarta e quinta revisões do programa económico do Gabão, apoiado por uma Facilidade Alargada de Crédito (FAC).
O total de desembolsos já efetuados é de 518,5 milhões de dólares americanos, no âmbito do acordo entre o Gabão e a instituição financeira.
O acordo alargado trienal apoiado pelo FMI foi aprovado a 19 de junho de 2017, num montante total equivalente a cerca de 642 milhões de dólares à data da aprovação, ou seja, 215 por cento da quota do Gabão.
O programa de reformas económicas do Governo gabonês visa restaurar a estabilidade macroeconómica e lançar as bases para um crescimento inclusivo.
De acordo com as autoridades gabonesas, o programa visa igualmente contribuir para a estabilidade externa da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).
-0- PANA LAW/DIM/IZ 19dez2019