Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - Um fórum sobre a luta contra a desinformação abre esta quarta-feira em Abidjan, capital económica ivoiriense, com o objetivo de formar jornalistas e outros atores da comunicação social para combater a difusão de informações falsas (infox), nomeadamente durante as eleições.
Representantes de 15 meios de comunicação social (rádio, televisão, imprensa escrita e web), do Benin, do Burkina Faso e da Côte d’Ivoire serão formados em deteção e controlo de infox e produção de conteúdos de seguimento eleitoral de qualidade.
Um módulo de e-learning dedicado à luta contra a desinformação, coproduzido com a France Médias Monde, irá complementar esta formação.
Durante três dias, os debates incidirão sobre vários temas, incluindo "a caça ao furo que gera infox", "que arsenal jurídico contra a infox" e "como tornar atrativa a verificação de factos".
Este fórum de consulta sobre os desafios da infox na África francófona faz parte do projeto Vérifox Afrique, desenvolvido pelo Canal France International (CFI), para responder ao fenómeno da propagação de infox, nomeadamente durante os períodos eleitorais.
O projeto de 14 meses (julho de 2019 a setembro de 2020) visa a Côte d'Ivoire, o Benin e o Burkina Faso, três países que esperamprocessos eleitorais.
-0- PANA JU/JSG/CJB/IZ 27nov2019