Chefe da junta no poder empossado na Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O Presidente da Transição na Guiné, o tenente-coronel Mamadi Doumbouya, que assumiu o poder a 5 de setembro à frente do Comité Nacional de Coligação para o Desenvolvimento (CNRD), tomou posse nesta sexta-feira no imponente salão dos banquetes do Palácio Mohamed V, em Conakry, soube a PANA de fonte oficial.
Na presença da sua esposa, da sua mãe, mas na ausência de um representante da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos, o novo homem forte da Guiné afirmou que nem ele, nem qualquer membro da transição, cuja duração ainda não foi precisada, será candidato às próximas eleições.
O coronel Doumbouya explicou que a destituição do regime do Presidente Alpha Condé é o resultado de "uma profunda crise sócio-política, da corrupção e desarticulação do tecido social", garantindo que a lista eleitoral será reformulada e prometendo eleições transparentes.
A cerimónia decorreu na véspera das festas do 63.º aniversário da acessão da Guiné à independência e poucos dias depois da publicação da Carta de Transição, que estipula que o Conselho Nacional de Transição (CNT) será composto por 81 membros, de todas as categorias sócio-profissionais.
Esta nova transição é a terceira do género depois das de 1984 na sequência da tomada do poder pelo coronel Lansana Conté, depois da morte do então Presidente Ahmed Sekou Touré e, de 2008, quando jovens oficiais tomaram o poder após a morte do desta vez Presidente Lansana Conté.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 1out2021