Túnis, Tunísia (PANA) - O Fórum Tunisino dos Direitos Socioeconómicos recenseou, na Tunísia, seis mil 798 movimentos sociais de proteção durante o primeiro semestre do ano de 2021, ou seja, um aumento em relação aos movimentos registados durante o mesmo período do ano transato, estimados em três mil 768 movimentos, soube a PANA de fonte oficial.
A revelação foi feita quarta-feira pela coordenadora do Observatório Social do Fórum Tunisino dos Direitos Socioeconómicos, Najla Arafe, durante uma conferência de imprensa orientada para movimentos sociais e fenómenos de suicida e violência.
O início do ano de 2020 foi marcado por um confinamento sanitário geral, o que explica o pouco de movimentos sociais registado, comparado ao mesmo período deste ano, explicou a responsável tunisina.
De acordo com Arafe, o mês de janeiro de 2021 registou o maior número de movimentos com mil 492 unidades notadas nas diferentes províncias do país.
O mês de janeiro último coincidiu com vários eventos políticos e económicos importantes.
De acordo com o Fórum, 44 por cento dos movimentos registados são de carácter social e 30 por cento ligados à deterioração da situação económica do país.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 15julho2021