Cabo Verde promove ateliê sobre “Jornalismo e sindicalismo na era digital"
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) promove, de 04 a 05 deste mês, na cidade da Praia, um ateliê de formação sobre "Jornalismo e sindicalismo na era digital", patrocinado pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).
Em declarações ao jornal “Expresso das Ilhas”, o vice-presidente da associação, Geremias Furtado, esclareceu que se trata de uma ação de formação destinada a jovens jornalistas, realizada no âmbito do programa da FIJ, atualmente a maior federação mundial de sindicatos de jornalistas, denominado UTU 2020.
“Serão dois dias bem intensos em que iremos abordar questões relacionadas à prática do jornalismo online, nomeadamente o uso das redes sociais no jornalismo, o jornalismo colaborativo, as fontes no ciberespaço, exemplo de reportagens multimédia, casos de sucessos de convergência jornalística, o ponto de situação de Cabo Verde, dentre outros”, avançou.
Para além das questões relacionadas à prática do jornalismo online, o ateliê visa abordar a questão da mobilização de jovens através do Digital para o sindicalismo.
De acordo com o vice-presidente da AJOC, vão participar no ateliê jovens jornalistas, de diversos órgãos de comunicação, públicos e privados, oriundos das ilhas de Santiago, Santo Antão, São Vicente e Boa Vista.
“Muitas pessoas manifestaram interesse por participar na formação, mas, tendo em conta a situação atual que estamos a viver, por causa da pandemia da covid-19, fomos obrigados a selecionar apenas 20 participantes, os mais jovens”, anotou.
A sessão de abertura contará com a presença do diretor da FIJ-África, Louis Thomasi, e também da diretora-geral da Comunicação Social de Cabo Verde, Ineida Cabral.
-0- PANA CS/IZ 02dez2020