Cotonou, Benin (PANA) – A Conferência Episcopal do Benin (CEB) afirmou estar muito preocupada com a fratura social e as clivagens cada vez mais frequentes na classe política do país.
"A nível sociopolítico, os bispos do Benin estão muito preocupados com a evidente fratura social, que se exprime pelas clivagens cada vez mais recorrentes na classe política, as múltiplas detenções, o clima de desconfiança e medo que reina no coração das populações e a expressão de vários sentimentos de frustração", observa num comunicado.
No comunicado emitido no final da sua sessão plenária,
os bispos do Benin defendem a "construção de uma nova ordem de vida em comum, baseada na contribuição de todos, no diálogo, na tolerância e na reconciliação e que se inscreva definitivamente na ótica da divisa do país "fraternidade - justiça - trabalho".
Convidam todos os atores políticos a deixarem ressoar na sua mente a palavra de despedida do Papa Bento XVI, a 20 de novembro de 2011.
"A palavra fraternidade é a primeira das três palavras da nossa divisa nacional. Viver juntos como irmãos, apesar das diferenças legítimas, não é uma utopia. Porquê um país africano não indicaria ao resto do mundo o caminho a seguir para viver uma autêntica fraternidade na justiça baseada na grandeza da família e do trabalho", perguntam os bispos beninenses.
-0- PANA IT/JSG/DIM/IZ 26maio2021