Bamako, Mali (PANA) – A 12ª edição dos Encontros Africanos da Fotografia de Bamako, considerados como o maior certame consagrado à fotografia e ao vídeo em África, vai realizar-se, de 30 novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, na capital maliana, soube a PANA junto do Ministério maliano da Cultura, organizador do evento.
Vários fotógrafos africanos e da diáspora estarão presentes, em Bamako, para expor as suas obras das quais as melhores serão recompensadas, nomeadamente com o Grande Prémio denominado Prémio Seydou Kéita, em homenagem a um fotógrafo maliano, vencedor da primeira edição realizada, em 1996, em Bamako, e hoje falecido.
Este ano, o delegado-geral do evento é Lassana Igo Diarra, que prestou quarta-feira, durante uma reunião preparatória, uma vibrante homenagem à antiga comissária dos Encontros de Bamako, a Nigeriana Olibissi, falecida recentemente.
Os Encontros Africanos da Fotografia de Bamako, uma manifestação bienal, foram criados pelo ex-Presidente maliano, Alpha Ouma Konaré (1992-2002), para enaltecer as obras fotográficas africanas e promover a fotografia no continente.
O certame é financiado pela União Europeia (UE), juntamente com o Ministério francês dos Negócios Estrangeiros e o Governo maliano.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 21fev2019