Argélia envia ajudas humanitárias à Líbia após inundações mortíferas
Tripoli, Líbia (PANA) - Uma delegação de alto nível do Governo argelino, liderada pelo Ministro do Interior, Governo Local e Ordenamento do Território, Brahim Merad, informou o Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, que a Argélia começou a enviar ajuda humanitária significativa à Líbia através de uma ponte aérea composta por 8 aviões do exército argelino. Esta ajuda inclui equipas de socorro especializadas, alimentos e equipamento médico, vestuário e tendas.
Durante a reunião de terça-feira à noite em Trípoli com al-Manfi, a delegação argelina de alto nível, incluindo os ministros da Saúde e da Solidariedade e o chefe do Crescente Vermelho Argelino, afirmou "o compromisso dos líderes e do povo argelino em solidariedade incondicional e ilimitada com o país irmão e o povo líbio", indicou um comunicado de imprensa do Conselho Presidencial da Líbia.
No início da reunião, a delegação, segundo a mesma fonte, transmitiu ao Presidente do Conselho Líbio, as saudações do Presidente da República Argelina, Abdelmadjid Tebboune, desejando paz ao povo líbio.
Do lado líbio, participaram na reunião os Ministros dos Transportes, dos Assuntos Sociais e da Juventude, bem como o Chefe do Gabinete do Conselho Presidencial.
As zonas do Leste da Líbia e de Jebal al-Akhdhar foram palco de inundações massivas que causaram a morte e a perda de milhares de cidadãos, o desabamento de muitas casas e a destruição de infra-estruturas em consequência da tempestade no Mediterrâneo, Daniel.
Uma vasta manifestação internacional de solidariedade foi expressa em relação à Líbia com mensagens de apoio, condolências e compaixão, bem como equipas de ajuda e socorro enviadas por países estrangeiros como a Tunísia, o Egipto, a França, a Turquia e outros para apoiar os esforços locais de busca e salvamento e aliviar a sofrimento dos residentes em áreas de desastre.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR 13 setembro 2023