UE garante apoio contínuo à transição na Gâmbia
Banjul, A Gâmbia (PANA) - O embaixador cessante da União Europeia (UE) na Gâmbia, Attila Lajos, garantiu, segunda-feira, que a sua instituição continuará a apoiar a transição neste país da África Ocidental.
O diplomata deu esta garantia quando foi recebido, em audiência, pelo Presidente gâmbiano, Adama Barrow, para se despedir.
"A transição da Gâmbia foi longa, e é mais notável a decisão da Gâmbia no sentido de uma mudança democrática, que a UE quis apoiar desde o início", regozijou-se.
Reconheceu que a transição é difícil como em qualquer outro lugar, mas que a Gâmbia continua no caminho da transformação democrática.
A União Europeia ajudar-la-á a completar a sua transição, como um parceiro fiável, disse o embaixador Lajos, descrevendo as relações entre a UE e a Gâmbia como "intensas", na sequência da renovação das relações bilaterais após a derrota do ex-Presidente Yahya Jammeh, nas eleições presidenciais de 2016.
Por sua vez, Adama Barrow expressou a sua gratidão à UE pelo apoio dado ao país e ao seu Plano de Desenvolvimento Nacional.
A UE é um dos primeiros parceiros a prometer o seu apoio ao país logo depois de o Presidente Barrow ter tomado posse.
Liderou igualmente a Conferência de Doadores em Bruxelas em 2018 e prestou ao Governo um apoio orçamental.
Ajudou igualmente a Gâmbia a desenvolver as suas infraestruturas, reformar o seu setor de segurança e, em particular, implementar o Projeto Empresa Jovem (YEP, sigla em inglês), de que beneficiaram muitos jovens, refere-se.
-0- PANA MSS/RA/AKA/IS/SOC/DIM/DD 14outubro 2020