Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) acompanha o desenvolvimento de qualquer medida suscetível de criar condições necessárias para "a realização, dentro de prazos, eleições inclusivas e transparentes" que permitam a todos os cidadãos expressarem-se de maneira livre e pacífica, de acordo com os princípios democráticos, indica um comunicado da referida instituição.
Na nota, a UE diz-se disposta a acompanhar a Argélia no caminho das reformas, lembrando a importância da parceria e o empenho europeu no aprofundamento das relações com a Argélia.
O Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, confirmou segunda-feira última, numa mensagem à nação, que estenderia seu mandato atual para mais quatro anos, além do seu termo constitucional inicialmente previsto para 28 de abril próximo, até a uma nova votação organizada na sequência do atual processo de reforma constitucional.
Devido a uma agenda carregada, a UE não incluiu, a situação na Argélia na agenda da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo europeu, que se inicia nesta quinta-feira em Bruxelas.
-0- PANA AK/DIM/DD 21março2019