Agência Panafricana de Notícias

Tribunal ordena nova detenção de diretor televisão no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) – Uma semana depois da sua libertação sob caução, o diretor de uma das principais casas de imprensa no Rwanda, Francis Habumugisha, foi detido novamente terça-feira, por ordem do Tribunal de primeira instância de Nyarugenge, na cidade de Kigali, indicou uma fonte judicial à PANA.

Habumbugisha, acusado de ter agredido deliberadamente uma das suas  jornalistas, foi libertado na semana passada, antes da interposição de um recurso contra a decisão do tribunal.

Segundo a imprensa, a libertação inicial foi decidida pelo tribunal depois de uma liberdade sob caução cujas condições não foram divulgadas, até ao fim das perseguições contra o proprietário da empresa de comunicação social rwandesa atualmente detido num posto de Polícia da cidade de Kigali.

Durante o julgamento inicial, a acusação pediu uma detenção preventiva de 30 dias contra o recluso. 

Segundo o veredito, o incidente ocorreu a 6 de setembro depois da agressão por Habumugisha de uma das suas trabalhadoras, causando lesões corporais moderadas e um comportamento desordenado.

A acusação alegou que o diretor da Goodrich, uma estação de televisão privada rwandesa com sede, em Kigali, atirou-se contra a sua jornalista e agrediu-a, quando se aprestava a sair da sala, na sequência de um desacordo durante uma reunião editorial.

Habumugista foi preso depois que o suposto ataque foi tornado público por um vídeo postado em várias plataformas das redes sociais, mostrando-o a agredir a mulher durante uma reunião nas instalações da cadeia de televisão de Kigali.

-0- PANA TWA/VAO/ASA/IS/SOC/MAR/IZ  09out2019