Senegal vence Sudão do Sul no Afrobasket (104-75)
Dakar, Senegal (PANA) - A equipa nacional senegalesa de basquetebol do Senegal venceu a sua similar do Sudão do Sul por 104-75, em Kigali, no seu segundo jogo no Afrobasket masculino "Rwanda 2021".
Com duas vitórias em igual número de jogos, e a primeira equipa a alcançar 100 pontos neste torneio, os "Leões" do Senegal estão no bom caminho para terminar em primeiro lugar no seu Grupo D.
No domingo, na última jornada dos jogos da fase de grupos, eles vão cruzar com os Camarões derrotados duas vezes.
Por seu turno, a equipa sul-sudanesa foi suplantada no cômputo dos quatro quartos e já acusava uma desvantagem de 17 pontos ao intervalo (32-49), acabando por perder por 25 pontos.
Com esse desempenho, a turma do Sudão do Sul terá agora de lutar arduamente na última jornada para sobreviver na competição.
No mesmo Grupo D, o Uganda, derrotado na primeira jornada pelo Senegal, recuperou e reavivou as suas hipóteses de qualificação para os quartos-de-final às expensas dos Camarões (80-66).
Em contrapartida, as coisas complicaram-se para os "Leões Indomáveis" dos Camarões que terão de jogar o seu futuro neste torneio na última jornada de jogos do grupos contra o Senegal.
No Grupo C, a Nigéria confirmou a sua vitória da primeira jornada ao vencer o Quénia (71-55), enquanto a Côte d’Ivoire derrotou o Mali (90-67), assinando assim o seu segundo sucesso, enquanto esperando cruzar com a Nigéria domingo para o primeiro lugar do grupo.
O Mali e o Quénia, que perderam ambos os seus dois primeiros jogos, irão disputar o terceiro lugar, que dá direito aos encontros de qualificação para os quartos-de-final.
Este sábado, começou na Arena de Kigali, a terceiro e última jornada deste Afrobasket masculino "Rwanda 2021" que determinará a classificação final dos grupos A e B.
No grupo A, o Rwanda, país anfitrião, tentará obter uma terceira vitória consecutiva contra Cabo Verde que, depois de vencer Angola, foi então derrotado pela República Democrática do Congo (RDC).
Esta última, assim relançada, procurará garantir o seu passe para os quartos-de-final (diretamente ou através dos encontros de qualificação) num derby quente contra Angola, a equipa com 11 títulos continentais mas que até agora só conheceu derrotas neste torneio.
No grupo B, a Tunísia, campeã em título, cruza com a República Centro-Africana (RCA), enquanto o Egito defrontará a Guiné-Conakry que perdeu os seus dois primeiros jogos para se colocar às portas da eliminação do torneio.
No final dos jogos de grupo, a equipa classificada em primeiro lugar em cada grupo vai diretamente para os quartos-de-final.
Os que terminarem em segundo e terceiro, disputarão um jogo de desempate para esta segunda volta, enquanto que o quarto de cada grupo será eliminado.
-0- PANA BKN/JSG/DIM/IZ 28ago2021