Presidente burkinabe ruma para São Petersburgo, na Rússia
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Presidente da Transição do Burkina Faso, o capitão Ibrahim Traoré, deixou, esta terça-feira, Ouagadougou para São Petersburgo, na Rússia, soube a PANA de fonte oficial.
Em Peterburgo, o capitão Traoré participará, de 27 a 28 de julho corrente, numa segunda cimeira e no Fórum Económico e Humanitário “Russia-África”, de acordo com a fonte.
Sob o lema "Pela Paz, Segurança e Desenvolvimento", o encontro reunirá cerca de 50 chefes de Estado e de Governo do continente africano em torno do Presidente russo, Vladimir Putin, com vista a instaurar “uma nova parceria mutuamente benéfica" entre este país e o continente africano, indicou a Presidência burkinabe num comunicado.
"A participação do chefe do Estado burkinabe nesta reunião inscreve-se no quadro do reforço da cooperação querida e afirmada entre o nosso país e a Federação da Rússia, na perspetiva de se encontrar soluções para a crise de segurança e humanitária com que o nosso país está confrontado, há mais de sete anos”, sublinhou a mesma fonte.
A cimeira e o Fóruim Económico e Humanitário de São Petersburgo pretendem ser "trampolins" para explorar todos os domínios de cooperação, nomeadamente a política, a segurança, as relações económicas, a ciência e tecnologia, bem como esferas culturais e humanitárias.
Além disto, o capitão Ibrahim Traoré manterá trocas bilaterais e concederá várias audiências, sempre no quadro da busca de soluções para a segurança e o desenvolvimento do Burkina Faso, lê-se no documento.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 25julho2023