Novo terramoto na Guiné Conakry
Conakri, Guiné (PANA) - A terra tremeu, novamente, terça-feira última, de manhã cedinho, na sub-prefeitura de Bangouya, situado na prefeitura de Kindia, na Guiné marítima, a cerca de 130 quilómetros da cidade capital, Conakry, relataram várias rádios locais, citando a Agência de Notícias da Guiné (AGP).
A série de terramoto, precisa a mesma fonte, começou na mesma localidade de Bangouya, desde janeiro último.
Os tremores foram sentidos, desta vez, na periferia da comuna urbana de Kindia, nomeadamente em alguns distritos, mas não houve danos.
Citadas pela AGP, as populações estão preocupadas com a frequência dos tremores, que se tornaram quase diários, com fortes magnitudes.
Um terramoto de magnitude 5.0 tinha sido registado, no início de fevereiro último, na mesma sub-prefeitura, onde cinco dos 22 distritos tinham sentido tremores que não causaram danos avultados, com exceção de fissuras, observadas em algumas casas.
Lembra-se que a terra tremeu pela primeira vez na Guiné em dezembro de 1983 em Koumbia e Gaoual (noroeste), deixando 275 mortos, 1.436 feridos e 20.000 sem-abrigo.
Foram assinalados danos importantes, nomeadamente a destruição de casas, nas prefeituras de Mamou e Labé (Guiné Média) e em Kindia, na Baixa Guiné.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 5maio2021