Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O ex-Presidente mauritano (2007-2008), Sidi Mohamed ould Cheikh Abdallahi, faleceu domingo à noite, aos 82 anos de idade, vítima de uma prolongada doença, soube a PANA de fonte fonte oficial em Nouakchott.
Um luto nacional de três dias será observado em todo país, segundo a mesma fonte.
Economista de formação, Sidi Mohamed ould Cheikh Abdallahi foi ministro sob os regimes de Moctar ould Daddah (de 1960 a 1978) e Maaouya ould Sid’Ahmed Taya (de 1984 a 2005), antes de trabalhar por conta do Fundo Kuwaitiano.
Permanecerá na história como o primeiro Presidente democraticamente eleito da Mauritânia.
Sidi Mohamed Cheikh Abdallahi marcará igualmente a evolução da Mauritânia por ter reconhecido “a responsabilidade total e inteira do Estado” pelas violações em massa dos direitos humanos, nomeadamente deportações, expropriações, execuções extrajudiciais, cometidas sob o regime de Maaouya ould Sid’Ahmed Taya, entre 1989 e 1992.
Iniciou um processo de regresso dos deportados e lançou uma reflexão sobre uma resolução global e consensual deste passivo humanitário.
O regime de Sidi Mohamed Cheikh Abdallahi foi derrubado por um golpe de Estado perpetrado, a 6 de agosto de 2008, pelo general Mohamed oul Abdel Aziz, então chefe da Guarda Presidencial.
-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 23nov2020