Praia, Cabo Verde (PANA) - O ex-primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, lidera uma missão de observadores da Unia Africana (UA) nas eleições presidenciais em São Tomé e Príncipe, marcadas para o próximo domingo, 18 de junho corrente, apurou a PANA.
José Maria Neves, de 61 anos de idade, primeiro-ministro de Cabo Verde de 2001 a 2016, já tinha chefiado uma missão idêntica da UA nas eleições presidenciais na Guiné Conakry, a 18 de outubro de 2020.
"Estes convites da União Africana, entidade que reúne os países africanos, representam um reconhecimento do respeito que os países do continente têm para com Cabo Verde, sendo assim, motivo de orgulho para todos nós, Cabo-verdianos", comentou José Maria Neves
O antigo chefe do Governo cabo-verdiano já anunciou publicamente que é candidato às próximas eleições presidências a terem lugar em Cabo Verde, a 17 de outubro próximo.
As eleições de domingo em São Tome e Príncipe terão quatro missões de observação, designadamente a da UA, a da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), nos Estados Unidos da América e no Japão.
Um total de 123.302 eleitores estão recenseados para este ato eleitoral, dos quais 14.693 na diáspora (7.378 em Portugal).
A campanha para as presidenciais em São Tomé e Príncipe terminou sexta-feira, na perspetiva de um escrutínio mais concorrido de sempre, com 19 candidatos.
-0- PANA CS/DD 16julho2021