Dakar, Senegal (PANA) - Angola e Egito defrontam-se esta segunda-feira, em Kigali, numa partida de acesso aos quartos-de-final do Afrobasket masculino "Rwanda 2021".
Trata-se de um encontro entre duas das seleções nacionais de basquete masculino mais tituladas, em África, com cinco consagrações para os "Faraós" do Egito e um recorde absoluto de 11 títulos para os "Palancas Negras" angolanos.
Em outros tempos, essa partida teria sido uma final.
Dominados nos seus grupos respetivos, estes dois tenores do basquete africano vão envolver-se num duelo de vida à morte.
Na outra partida do dia, o Rwanda, país anfitrião, que terminou em segundo lugar no Grupo A, enfrentará a Guiné, terceira do Grupo B, enquanto as outras duas eliminatórias serão disputadas pela Nigéria-Uganda e Sudão do Sul-Quénia.
Nos quartos-de-final, o vencedor do Egito-Angola cruzará com o Senegal e o vencedor do Rwanda-Guiné com a Côte d’ Ivoire na quarta-feira, 01 de setembro.
No dia seguinte, o vencedor da barragem Nigéria-Uganda enfrentará Cabo Verde, já que a equipa que ganhar a barragem final entre o Sudão do Sul e o Quênia enfrentará a atual campeã em título, a Tunísia.
As equipas que terminaram os jogos de grupo em quarto lugar foram eliminadas, designadamente a República Democrática do Congo (Grupo A), a República Centro-Africana (Grupo B), o Mali (Grupo C) e os Camarões (Grupo D).
-0- PANA BKN/JSG/MAR/IZ 30ago2021