Chuvas fazem mais de 20 mortos no Quénia
Nairobi, Quénia (PANA) – Mais de 20 pessoas morreram na sequência das chuvas torrenciais que se abatem presentemente sobre o Quénia, declarou o ministro queniano da Descentralização, Eugene Wamalwa.
Falando numa cerimónia que marcou o início da distribuição de ajuda alimentar às vítimas originárias das localidades mais afetadas pelas inundações, Wamalwa declarou que fora da assistência alimentar, o Governo também oferecerá ajuda financeira às vítimas.
Estas fortes chuvas provocaram igualmente a deslocação de mais de 20 mil famílias e com elas uma parte considerável do gado.
Entretanto, as autoridades quenianas estão a lançar um apelo às pessoas residentes em províncias baixas para subirem para as zonas mais elevadas.
A distribuição da ajuda alimentar visou oito localidades mais fortemente danificadas por estas chuvas e que estão maioritariamente nas províncias baixas do nordeste e do sudeste do Quénia.
O serviço meteorológico queniano advertiu, no seu boletim semanal, para a intensificação das chuvas em várias partes do país.
Os meteorólogos norte-americanos, advertiram, em relação à queda contínua de chuvas torrenciais, nas províncias da África Orienal, que já foram duramente afetadas por chuvas de forte intensidade e inundações rápidas.
Estas localidades sob a ameaça de fortes chuvas nos próximos dias são o sul da Etiópia, do Sudão, do Uganda bem como as partes setentrionais do Quénia e da Tanzânia.
Estas províncias registam geralmente apenas chuvas limitadas entre o período que vai de setembro a dezembro.
-0- PANA DJ/AR/BAI/BEH/SOC/FK/IZ 24out2019