Cabo Verde e França realizam exercícios militares conjuntos
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde e França assinaram, terça-feira, na cidade da Praia, um protocolo para a realização, com início no próximo ano, de exercícios militares conjuntos para reforçar a segurança e a luta contra o tráfico marítimo, na África Ocidental.
Segundo o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Luís Filipe Tavares, foi assinado um protocolo de intenções, devendo o acordo sobre segurança marítima ser rubricado, em França, nas próximas deslocações que efetuará a Paris.
O governante cabo-verdiano disse que os exercícios militares conjuntos vão começar em 2020, para garantir mais segurança no Atlântico, "como neste momento estamos a fazer com Portugal, Espanha, Brasil, Estados Unidos da América”.
Ele acrescentou que Cabo Verde também esta a negociar com a Bélgica um acordo neste sentido.
O protocolo foi assinado pelo secretário de Estado francês junto do Ministério da Europa e dos Negócios, Jean-Baptiste, Lemoyne, que se encontra de visita ao arquipélago.
Na ocasião, Jean-Baptiste Lemoyne enalteceu o protocolo assinado com Cabo Verde, afirmando que vai permitir aos dois países reforçar a luta contra todos os tipos de tráfico, na região da África Ocidental.
Além da cooperação na área da Defesa, Lemoyne disse que os dois países estão a trabalhar para reforçar as relações em matéria económica, mais precisamente no turismo, setor em que os franceses representam 10 por cento dos turistas que visitam o arquipélago.
-0- PANA CS/IZ 09out2019