Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um burkinabe, Paul Daumont, conquistou, este sábado, a segunda etapa da volta ciclista ao Burkina Faso, percorrida entre Nioryida- Ziniaré, ou seja, uma extensão de 107, 2 quilómetros, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se de uma segunda vitória de etapa do ciclista burkinabe conseguida em duas horas e 25 minutos e 45 segundos, ou seja, uma velocidade média de 43,829 kilómetros por hora em detrimento de dois adversários belgas, designadamente Heylen Wannes e Wouters Rutger.
O pontapé de partida da 34.° edição da Volta Ciclista Internacional ao Burkina Faso foi dado sexta-feira em Ouagadougou, com a participação de 13 equipas de 11 países, segundo a fonte.
Os países que participam nesta edição são Gana, Guiné Conakry, Togo, Niger, Mali, Benin, Côte d’Ivoire, Camearões, Marrocos, Bélgica e Burkina Faso, tendo este último apresentado trêis equipas.
A Volta Ciclista ao Burkina Faso, cuja primeira edição remonta a 1987, sob a égide do então chefe do Estado burkinabe, Thomas Sankara, terminará a 5 de novembro próximo, devendo decorrer em 10 etapas, numa distància total de 1929,800 quilómètros através de sete regiões do país.
Desde então, a prova, cuja última edição ocorrida em 2021 e ganha por um alemão, Daniel Bichlimann, tornou-se numa das corridas cickkkkistas mais importantes de África, com a de Marrocos, refere-se.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DD 28outubro2023