Angola e Cabo Verde retomam cooperação em transportes aéreos
Praia, Cabo Verde (PANA) – O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D’Abreu, inicia, este domingo, uma visita de três dias a Cabo Verde, para analisar com o Governo cabo-verdiano a retomada da cooperação entre os dois países no setor dos transportes aéreos, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.
A visita acontece na sequência de um convite do ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde, Carlos Santos.
De acordo com uma nota do Executivo cabo-verdiano, a visita do governante angolano tem como foco principal o recomeço do processo de implementação do Memorando de Entendimento (MdE), ao nível do setor dos transportes, assinado, em 2018, entre os dois países.
Neste sentido, a fonte destaca que a visita de Ricardo Viegas D’Abreu visa, entre outros, o estabelecimento de um Plano de Execução Anual do MdE em vigor, incluindo as metas e mecanismos do seguimento do mesmo.
O plano vida a retomada dos protocolos assinados entre a Agência da Aviação Civil (AAC) de Cabo Verde e a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) de Angola bem como entre as companhias aéreas dos dois países, respetivamente TACV e TAAG..
A nota do Governo cabo-verdiano, salienta que, neste contexto da nova normalidade, no quadro da pós-pandemia e das transformações em curso previstas para os próximos tempos, as duas partes pretendem perspetivar e assumir novas oportunidades de cooperação que se abrem, particularmente para o setor dos transportes aéreos em que os dois países e regiões económicas estão inseridos.
Os dois países viram suspenso o processo inicial de implementação dos vários instrumentos jurídicos de cooperação assinados entre as instituições cabo-verdianas e angolanas ligadas ao setor dos transportes aéreos.
Esses documentos foram assinados durante a última visita do ministro Ricardo Viegas D’Abreu a Cabo Verde, em novembro de 2018.
A suspensão deveu-se ao surto da covid-19 que afetou gravemente todo o setor dos transportes aéreos mundiais.
Atualmente, vislumbram-se as condições para a retomada desses acordos de cooperação, tendo em conta a melhoria da situação pandémica a nível global e nos dois países, refere o comunicado.
A nota precisa ainda que os dois países vão juntar esforços no sentido de melhorarem a sua situação para que os processos, interrompidos devido à covid-19, decorram, agora, sem sobressaltos e, tão rapidamente quanto possível, de modo a recuperar-se os índices anteriores à pandemia mesmo que de forma gradual.
O Governo cabo-verdiano disse esperar, com esta visita do governante angolano, a reconfirmação do “firme” engajamento de cooperação entre o Ministério do Turismo e Transportes de Cabo Verde e o Ministério dos Transportes de Angola, bem como uma declaração conjunta da retomada dos processos de implementação dos instrumentos de cooperação já referenciados.
Além disso, o Executivo espera a marcação dos próximos passos a seguir nesse sentido e ainda a intenção de ambos os países em explorar novas áreas e setores de cooperação e colaboração que sejam perspetivadas durante a estadia de Ricardo Viegas D’Abreu, no arquipélago.
-0- PANA CS/IZ 31out2021