Tripoli, Líbia (PANA) - Um total de 19 agricultores líbios de vários municípios estão a ser treinados em processamento local e qualidade do produto, anunciou a embaixada alemã na Líbia, na terça-feira.
Esses "19 agricultores de diferentes municípios estão sendo formados como treinadores em processamento local e qualidade do produto", indicou num tweet o embaixador da Alemanha, na Líbia, Oliver Owcza, acrescentando que, quando voltarem, eles vão treinar os seus pares, contribuindo assim para o crescimento local e a geração de renda".
Com um clima mediterrânico na costa e semideserto no interior, a Líbia tem um sistema de produção alimentar diversificado, cuja produção aumentou desde a implementação do projeto do rio artificial, que drena milhões de metros cúbicos de água por dia através de aquedutos gigantes no deserto líbio para áreas urbanas no norte do país, onde se situam as zonas agrícolas.
O caos de segurança reinante, na Líbia, desde a revolução de 17 de Fevereiro de 2011, afetou o desempenho do setor agrícola, que tem visto um declínio acentuado com a saída da mão-de-obra estrangeira, devido à insegurança e ao colapso das estruturas estatais e com ela das instituições públicas.
-0-PANA BY/BEH/SOC/CJB/IZ 09out2019