Agência Panafricana de Notícias

FAO disponibiliza 300 mil euros para erradicação de peste suína em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) disponibilizou 300 mil euros para um projeto de Assistência Urgente para o Controle de Epizootia da Peste Suína Africana em Cabo Verde, soube a PANA terça-feira na Praia de fonte da representação da agência onusina no arquipélago.

O projeto terá a duração de 12 meses e incidirá sobretudo na ilha do Fogo, onde a epidemia foi confirmada em maio deste ano, vitimando, segundo estimativas da Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária cabo-verdiana, mais de 2.500 porcos.

Este financiamento da FAO foi concedido a Cabo Verde na sequência de uma solicitação do Governo do arquipélago, através do Ministério do Desenvolvimento Rural, para fazer face à Peste Suína Africana que afetou a ilha do Fogo, controlar a doença e criar condições para a combater no futuro.

A fonte adiantou ainda que o objetivo geral é contribuir para a salvaguarda da segurança alimentar em Cabo Verde, tendo como pano de fundo a erradicação da epidemia no arquipélago.

Além da ilha do Fogo, onde foi proibida a saída de suínos e derivados para evitar a propagação da doença, foram também registados casos de mortes de porcos nas ilhas de Santiago e do Maio, embora não tenha sido possível confirmar se se trata da mesma doença.

As primeiras mortes de suínos na ilha do Fogo ocorreram em fevereiro deste ano, mas só a 17 de maio, após análises iniciais, foi confirmado o surto de peste suína africana.

-0- PANA CS/TON 16ago2011