Agência Panafricana de Notícias

BM disponibiliza $ 25 milhões para projeto regional de apoio à pecuária burkinabe

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Banco Mundial (BM) concedeu 15 biliões de francos CFA (mais de 25 milhões de dólares americanos) ao Burkina Faso para um projeto pecuário, com vista a reforçar a produtividade neste domínio, soube PANA junto do Ministério burkinabe da Economia.

Segundo o BM, esta soma permitirá financiar o Projeto Regional de Apoio à Pecuária no Sahel (PRAPS), que visa contribuir para o reforço da produtividade, perenidade e resiliência dos meios de subsistência das populações criadoras de gados.

O projeto cobre o período 2015-2021 e recomenda ao Burkina Faso para voltar ao Comité Inter-Estados de Luta contra a Seca no Sahel (CILSS), que assume a coordenação do PRAPS, quatro porcento dos seus recursos, com vista à realização das atividades regionais.

No Burkina Faso, país saheliano da África Ocidental, a economia basea-se essencialmente na agricultura e na pecuária, permanentemente confrontadas com enormes dificuldades.

O processo de elaboração do PRAPS foi lançado em janeiro de 2014 no Burkina Faso e vai envolver 200 mil famílias concentradas nas províncias de Cascades, Hauts-Bassins, Boucle du Mouhoun, no norte, do Sahel, no leste, indica-se.

-0- PANA NDT/JSG/FK/DD 7julho2015