Agência Panafricana de Notícias

Presidente sul-africano agradece África pelo apoio

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, agradeceu, quinta-feira em Addis Abeba, os países membros da União Africana (UA) pelo seu apoio ao povo do seu país durante a sua luta contra o regime do Apartheid e durante a morte do seu antigo Presidente, Nelson Mandela, em dezembro último.

«Madiba era um ícone mundial e um produto da luta para a descolonização. Ele conhecia e experimentou a unidade de África quando o Congresso Nacional Africano (ANC) o enviou para preparar uma nova fase de luta para a libertação da África do Sul», disse o Presidente Zuma.

Falando durante a cerimónia de abertura da 22ª cimeira ordinária da UA, ele recordou que quando Mandela foi encarcerado na ilha de Robben numerosos países africanos prosseguiram a luta a partir de várias capitais, entre as quais Lusaka, na Zâmbia, e Dar-es-Salaam, na Tanzânia, para a sua libertação.

«Madiba deixou-nos uma herança que temos de guardar viva para as futuras gerações. Ele era inspirado pelo sonho de uma melhor condição de vida para as populações», acrescentou o Presidente sul-africano.

-0- PANA AR/SEG/NA/AAS/CJB/TON 30jan2014