Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano defende reforço da UA em mecanismos de resolução de crises

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, pediu quinta-feira em Addis Abeba, uma intervenção rápida para o reforço de mecanismos da União Africana (UA) para se promover a paz, a segurança e a estabilidade política em África.

Manifestando a posição do seu país sobre a questão da paz e da segurança em África, na abertura da 22ª sessão da conferência dos chefes de Estado e de Governo da UA, o Presidente Jonathan disse que, dadas as recentes crises que assolaram o Sudão do Sul e a República Centroafricana, se deve reforçar rapidamente os instrumentos a que a UA deve recorrer para evitar que uma simples crise se torna numa guerra.

"Mesmo se estamos de acordo com o princípio da ACIRC (Capacidade Africana para Responder de Imediato às Crises) enquanto órgão interino, enquanto se espera pela formação de uma força de intervenção africana em 2015, a situação atual impõe a revisão dos mecanismos existentes de modo mais efetivo para prevenirmos os conflitos", indicou.

"Os mecanismos como o Sistema Continental de Alerta, o Painel dos Sábios e o Comité dos Estados Maiores Militares já demostraram a sua capacidade de intervenção devendo agora cumpriram a sua missão neste quadro. Portanto importa inscrever a sua intervenção em tempo real, em contextos de crises a fim de que as mesmas transbordem", defendeu Goodluck Jonathan.

A seu ver, a reconstituição do Painel dos Sábios "nos dá a oportunidade de dotarmos novamente a organização de homens e mulheres capazes de mediação e de construir a paz".

"Esta cimeira é portanto uma ocasião para os representantes tratarem questões atuais relativas à insegurança no continente e partilharem ideias práticas sobre abordagens. Caros homólogos, convido-vos todos em Abuja (capital federal da Nigéria)", disse o estadista nigerianolançou aos seus pares.

-0- PANA VAO/PBA/TBM/CJB/DD 31Jan2014