Agência Panafricana de Notícias

CAF homenageia ex-treinador de equipa feminina de futebol da Nigéria

Cairo, Egito (PANA) – O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, exprimiu a sua tristeza na sequência da morte de Ntiero Effiom, antigo treinador da equipa sénior feminina de futebol da Nigéria.

Effiom, de 67 anos, morreu a 10 de setembro de 2014 na cidade meridional nigeriana de Calabar na sequência duma breve doença.

« Em nome do Comité Executivo da CAF e em meu próprio quero apresentar as minhas sinceras condolências à Federação Nigeriana de Futebol (NFF), à família do finado e à família do futebol nigeriano. Os meus pensamentos estão convosco neste momento difícil », indicou esta segunda-feira um comunicado da instância reitora do futebol africano enviado à PANA.

Effiom foi uma figura notável do futebol feminino no país mais povoado de África. Sob a sua liderança, as "Super Falcons" venceram o Campeonato Africano das Nações (CAN) em casa em 2006.

Ele assumiu depois a direção da equipa no ano seguinte durante o Mundial feminino da Federação Internacional de Futebol (FIFA) na China e dirigiu a seleção feminina nigeriana que participou no primeiro Mundial de Sub-19 em 2002 no Canadá.

No plano local, ele treinou o Pelican Stars, um clube de futebol feminino do Estado de Cross River, obtendo uma série de títulos nos campeonatos nacionais.

-0- PANA SEG/AKA/IS/FK/TON 15set2014