União Africana saúda envio ao Mali de chefes de Estado da CEDEAO
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, saudou o envio de uma missão de mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para a resolução da criseno Mali.
De acordo com um comunicado de imprensa, emitido em Addis Abeba, a capital etíope, Mahamat condenou veementemente atos de violência que se seguiram às manifestações de 10, 11 e 12 de julho de 2020 e que resultaram na perda de vidas humanas, em ferimentos e na destruição de bens públicos e privados.
O presidente da CUA, que acompanha de perto a evolução da situação sociopolítica no Mali, reitera as suas condolências às famílias enlutadas, ao povo e ao Governo malianos, desejando rápidas melhoras aos feridos.
Exigiu inquéritos rápidos para se estabelecerem responsabilidades, se fazer a justiça às vítimas e se aplicarem sanções apropriadas.
Disse apoiar propostas da CEDEAO para uma saída da crise, com base nas negociações em curso para se resolverem os problemas que conduziram à atual crise.
Congratulou-se com o anúncio da chegada ao Mali de uma delegação de chefes de Estado da CEDEAO, para o efeito.
Mahamat exortou a todas as partes interessadas a darem prova de contenção, prosseguindo o diálogo e as negociações com vista à aplicação diligente de soluções consensuais a fim de se preservar a paz, a estabilidade e a coesão social, segundo o comunicado.
Renovou o empenho e a prontidão da União Africana (UA), em estreita colaboração com outros parceiros, para apoiar o Mali no processo de saída da crise.
-0- PANA VAO/ASA/BEH/DIM/DD 22julho2020